1. DURABILIDADE
O Piso Intertravado é muito mais durável se comparado aos paralelepípedos e ao piso asfáltico, por ser sustentável e apresentar fissuras entre as peças, permitindo que a água escoe e não danifique as estruturas.
Muito utilizado na pavimentação de espaços públicos como ruas, avenidas, calçadas e outras vias públicas, o piso intertravado, que é construído através dos pavers de concreto, pode durar cerca de 20 anos e, se houver necessidade de reutilização em outro espaço, a remoção é simples e não quebra com facilidade, o que é muito rentável em casos de desconstrução.
2. DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA
Por possuir uma grande capacidade de refletir a luz ao invés de retê-la, o piso intertravado é uma ótima alternativa para reduzir a temperatura. Geralmente, os tons dos pavers de concreto são mais claros que os dos pisos asfáltico e, por isso, tem diminuída retenção de luz.
Em espaços muito abertos, com circulação constante de pessoas, como praças, calçadas e outras vias públicas, é bastante importante a utilização do piso intertravado. Com isso, contribui-se até mesmo para o comércio e turismo local, que pode ser beneficiado pela permanência no local, principalmente no período do verão.
3. POUCA OU NENHUMA MANUTENÇÃO
Levando em consideração a boa permeabilidade do piso intertravado, os riscos de surgimento de rachaduras e deformações é muito minimizado. Alguns espaços públicos continuam com o mesmo pavimento de 20 anos sem necessitar de reparos. Se o fluxo no espaço for unicamente de pessoas, a espessura do pavimento pode ser menor.
Mas, se o fluxo incluir carros e caminhões mais pesados, o paver de concreto deve ser mais espesso, permitindo que o piso seja ainda mais firme e resistente.
4. ECOLÓGICO E RENTÁVEL
Utilizar o Piso Intertravado é uma medida ecológica e rentável, que permite a absorção da água e sua devolução ao solo, impedindo as rachaduras e a deformação do piso. Com isso, o meio ambiente é beneficiado e os custos reduzidos.
A economia de recursos também é favorável ao ecossistema, pois desta maneira, não há uso de insumos como o cimento, já que as peças pré-moldadas são fixadas pelo intertravamento.
5. FACILIDADE NA INSTALAÇÃO
Por que automatizar a produção de artefatos de cimento?
O piso intertravado pode ser facilmente instalado no solo, sem necessidade de conhecimento especifico. Camadas de areia devem ser dispostas na área, para posteriormente serem calcadas pelas peças pré-moldadas. O que faz a diferença, neste caso, não é a fixação através de insumos como o cimento, mas o intertravamento feito pelos pavers de concreto, que se emperram e formam um grande quebra cabeça.
Se houver a necessidade de desconstruir o pavimento ou migrar as peças para outro espaço, o piso pode ser facilmente desmontado, com baixo risco de quebra das peças. Após a colocação dos pavers, o tráfego pode ser liberado de imediato, por não haver riscos de danos ao piso, e nem necessidade de secagem.
6. VISUAL E PERSONALIZAÇÃO
Esteticamente, o piso intertravado também é mais vantajoso que o paralelepípedo e o piso asfáltico. Os pavers de concreto estão disponíveis em diversas cores, o que permite ainda a personalização do espaço e a criação de desenhos. É bastante interessante a utilização do piso personalizado para fazer a sinalização da superfície, que poderá ser identificada com facilidade, tanto do chão, como do alto, por aviões ou helicópteros.
Em condomínios logísticos e pátios de empresas, o chão pode ser delineado com a logo da empresa, design padrão ou até mesmo, com alguma mensagem personalizada.
7. REDUZIDO CONSUMO DE ENERGIA
Os pisos intertravados possuem tons predominantemente claros, influenciando diretamente no consumo de energia de luz elétrica. As peças claras refletem a energia ao invés de retê-la, absorvendo menos luz e exigindo menos iluminação do que se o piso fosse de coloração escura.
8. CAPACIDADE DE DRENAGEM
Através das fissuras entre as peças, a água é absorvida pela terra com mais facilidade. Para fazer uma drenagem ainda mais efetiva, existe um tipo de paver de concreto com porosidade específica, projetado especialmente para permitir mais absorção de água em áreas baixas ou com possibilidade de serem atingidas por água.
Além de ser uma medida ecologicamente responsável, instalar o piso intertravado previne enchentes e diminui os danos ao piso. Com o escoamento da água através das frestas, o solo absorve a água que poderia acumular.
9. TRÁFEGO FACILITADO PARA DEFICIENTES FÍSICOS E VISUAIS
O pavimento intertravado oferece uma superfície antiderrapante, o que facilita o tráfego de motocicletas, bicicletas e, principalmente, de deficientes físicos. Quando chove, muitas vezes, os acidentes tornam-se iminentes, sendo um perigo ainda maior para os usuários de cadeiras de rodas e para os deficientes visuais, que carecem de superfícies personalizadas para sua locomoção.
Os pisos intertravados podem ser bastante úteis em escolas, centros acadêmicos, hospitais, praças, avenidas, entre outros lugares com grande circulação de pessoas. As rampas, meios essenciais de locomoção, principalmente para os deficientes físicos e visuais, também podem ter texturas adaptadas através dos pavers, facilitando assim, a locomoção e o guiamento.
10. CUSTO BENEFÍCIO DO PISO INTERTRAVADO
Os benefícios em curto, médio e longo prazo de uso do piso intertravado, são vários e, compensam o investimento. Rentável tanto quanto durável, o pavimento intertravado não só reduz custos, como minimiza os riscos de retrabalho. Podemos destacar ainda, mais vantagens do uso deste piso:
Não utilização de insumos como o cimento no assentamento, é uma ação ecologicamente correta, prática e ainda reduz custos.
Os pavers de concreto são facilmente removíveis. Se houver a necessidade de desconstrução do espaço, as peças podem ser
reaproveitadas e, por serem resistentes, provavelmente, haverá um baixo índice de danos.
Pela disposição e resistência das peças, o piso intertravado não exige manutenção frequente. Pelas frestas entre as peças, o desgaste das peças é bem menor, já que a água escoa mais facilmente, retorna ao solo, não causando deformações e rachaduras. Em alguns locais, os pisos duram mais de 20 anos, sem necessitar de muitos reparos, nem reposição de pavers.
Após a instalação do piso, o tráfego é liberado rapidamente. Por não contar com a fixação por cimento, não há necessidade de secagem, nem de fixação.
www,pisosintertravadossumare.com.br